MELHOR QUE A FÁBRICA?
Por Fernando R. F. de Lima.
É possível pegar um carro original de fábrica
e deixá-lo ainda melhor a partir de algumas mudanças em suas características
originais? Faço esta pergunta porque, em várias conversas com amigos, vejo que algumas
pessoas têm restrições quanto ao uso de acessórios no carro, enquanto outros
são verdadeiros entusiastas das modificações. No mundo das motos,
principalmente, são inúmeras as pequenas alterações realizadas, que no caso das
Custom chegam à descaracterização do produto. Mas e quanto ao resultado: fica
melhor ou pior que o que a fábrica conseguiu?
Primeiramente, acho que devemos pensar em
quais os objetivos da fábrica ao colocar o produto no mercado e quais os
setores que estão em conflito dentro da montadora. Primeiramente, temos os
departamentos de engenharia que, acredito eu, gostariam sempre de fazer o
melhor possível com qualquer carro que seja. Se apenas os departamentos de
engenharia contassem, um carro desenhado para ser econômico se pareceria com
uma gota d’água, faria várias dezenas de quilômetros com um litro de
combustível e nada pesaria. Por outro lado, um carro esporte seria muito
parecido com um fórmula 1, mas ainda mais evoluído porque não teria que seguir
as regras do campeonato. Ou seja, o carro seria sempre o “estado da arte” na
produção de algo. Obviamente, isso teria implicações no custo.
Nas fábricas os departamentos de custos atuam
para tornar o produto o mais lucrativo possível, recuperando o investimento em
um prazo curto e mantendo o produto em linha por vários anos. Se apenas o
departamento de custos fosse determinante, talvez ainda víssemos o Ford T numa
concessionária, 0 km, pra ser vendido. Se não chegamos a tanto, não devemos nos
esquecer dos VW Fusca e do Fiat Uno, carros com projetos muito longevos. Depois
há o departamento de marketing, que quer fazer um produto que seja realmente
apelativo para o consumidor e ainda o departamento de design, que trabalha para
criar algo de acordo com a criatividade dos desenhistas.
O resultado de todas estas pressões são os
carros que vemos no mercado. Do ponto de vista da engenharia, vemos que são
todos muito parecidos, utilizando como regra quase geral motores e tração
dianteira, com grande predominância dos quatro cilindros em linha e carroceria
voltada para cinco ocupantes. As variações de tamanho também são relativamente
pequenas, podendo enquadrar quase todos os carros num intervalo entre 3,70 m e
4,70 m de comprimento e de 1,65m a 1,90m de largura. Qualquer coisa fora disso
torna-se carro de nicho, de pequeno volume.
A pressão por custos também faz com que as
fábricas adotem soluções mais conservadoras e que procurem atender o grande
público. Uma roda de liga leve é, por definição, mais leve que outra igual de
aço. Geralmente também é mais bonita. Por isso, trocar a roda de aço de 14
polegadas do seu carro de R$ 30 mil por outra igual de liga leve trará pequenos
benefícios e deixará seu carro um pouco melhor que o da fábrica. Do mesmo modo,
utilizar um filtro de ar lavável, de longa durabilidade, será melhor que deixar
o original de papelão no cofre do motor. Isolar as saídas de escape com uma
fita que reduz a transmissão de calor também tornará o motor um pouco mais
eficiente. Por aí vai. Quanto mais modificações você fizer, por produtos de
melhor qualidade e mais leves, mais interessante seu carro irá ficar.
Ao invés de amortecedores padronizados
utilizar alguns mais sofisticados por tornar o carro muito mais interessante.
Molas especiais, freios especiais, volantes de melhor empunhadura, etc., todos
acessórios que melhoram um pouco o carro, mas que no dia a dia podem fazer
muita diferença para alguns. A questão é que nem sempre estas modificações são
bem executadas, Ao invés de colocar uma roda de liga leve da mesma medida,
coloca-se uma maior, que modifica a geometria da suspensão e torna o carro
diferente do original (mais duro, mais lento).
Assim, a resposta final para a questão
inicial é: é sim possível deixar o carro melhor que o original de fábrica. No
entanto, isto coloca uma segunda questão: vale a pena? Do ponto de vista do
custo, eu diria que não. De modo algum. A fábrica certamente chegou num ponto
do custo benefício que o melhor para o consumidor. Já olhando para os
resultados, o dinheiro investido na melhoria de um carro de R$ 30 mil talvez
fosse melhor empregado na compra de um carro original de R$ 40 mil. E o gasto
para melhor um de R$ 40 mil, num de R$ 50 mil. Ou seja, são tantas as opções no
mercado, que equipar um carro com acessórios é geralmente um mau investimento.
A situação só muda de figura caso você já
tenha o seu carro e vá permanecer com ele muito tempo. Aí, algumas modificações
pequenas e baratas, facilmente reversíveis, podem tornar seu veículo mais
agradável e mais voltado para o seu dia a dia. Ou ainda as modificações
estéticas podem lhe proporcionar um prazer visual que é difícil de mensurar.
Mas, de modo geral, podemos concluir que é relativamente fácil deixar um carro
original melhor que o acerto conseguido pela fábrica.
Ótimo texto. Eu sou professor de Física no ensino médio e motores (e, por conseguinte, carros e motos) são sempre assuntos que entusiasmam. A questão que você aborda sempre aparece e eu sempre respondo exatamente da mesma forma que você: "É possível melhorar o carro (performance, aparência, 'design', consumo, etc.), mas não compensa". Eu acrescentaria apenas: "... não compensa NO BRASIL". Por vários motivos, mas principalmente por causa dos custos envolvendo o automobilismo em geral e a péssima qualidade do combustível, das peças e do nosso asfalto. Não é por acaso que você vê em outros países, carros muito antigos, tratados como verdadeiras raridades, customizados de acordo com o gosto pessoal do proprietário e com alto valor de revenda. Aliás, carro velho em outros países vira relíqua, no Brasil, vira lixo.
ResponderExcluirDe fato, o não compensar é principalmente pelo aspecto financeiro. É difícil equacionar todas as coisas que as fábricas fazem e atingir um resultado superior. Fora do Brasil, onde as peças são mais baratas, especialmente nos EUA, pode valer a pena fazer algumas melhorias.
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