HARLEY DAVIDSON 883 R – UMA MOTO VIBRANTE
Fernando R. F. de Lima
Perdoem-me o trocadilho, mas a HD 883 R é de
fato uma moto que vibra e faz vibrar, com a pulsação do seu motor dois
cilindros em V, a 45º, apenas parcialmente atenuada pelos coxins de borracha que
o fixam no quadro de aço. Mas não é só isso: é também uma moto que empolga.
Àqueles que acham que esta HD é pequena, devo lembrá-los que a cilindrada do
motor é quase 900 cm³, pouco a menos que a de um motor 1.0. A Harley divulga
apenas o torque, 7,2 kgm.f a 4500 RPM o que a esta rotação significaria 45 cv.
Mas o motor vai mais, e atinge sua potência máxima de estimados 51 cv a 6 mil
RPM. (eu apostaria em mais 10 cv pelo menos)
Não é
muito se pensarmos num motor moderno, mas o da Harley está amarrado pelos
controles de poluentes e por algumas escolhas conservadoras, como o comando de
válvulas voltado para uso em baixas rotações. Além disso, trata-se de um motor
refrigerado a ar apenas, o que impõem limitações quanto ao aumento da potência
específica e, ainda por cima, suas válvulas localizam-se no bloco. Por outro
lado, em matéria de motor de motos, este propulsor é certamente o que há de
mais robusto no mercado, projetado para durar muitos milhares de quilômetros
antes da necessidade de uma troca de componentes.
Deve-se
lembrar ainda que, se 51 cv não parecem muito, o peso em ordem de marcha da
moto é de 260 kg, o que resulta em 5kg/cv. Mesmo acrescentando um piloto
pesadão como eu, a relação peso/potência ainda é 7 kg/cv (o que é o mesmo que
um Ranger Rover Evoque).
A grande vantagem do seu motor e das
características de seu quadro, é que a 883 r tem acelerações e retomadas muito céleres.
Já a partir dos 50 km/h é possível engatar 5ª marcha e seguir em frente sem se
preocupar com o câmbio. A 100 km/h é absolutamente desnecessário reduzir marcha
para ultrapassar, sendo que a terceira pode ser esticada até os 120 km/h sem
problema se você quiser retomar realmente rápido. Isso significa uma
elasticidade no motor que as tetracilíndricas de 600 cm³ não tem. E mais, a HD
não cobra mais por esta característica.
Uma vantagem da baixa potência específica
deste motor é o consumo, muito moderado para o peso que desloca e a facilidade
com que desloca toda esta massa: tenho feito médias ao redor de 19 km/l, muito
próximas aos 20 km/l da minha finada Falcon 400cm³ 2007, que além de tudo era
monocilíndrica.
Mas nem
só de motor é feita uma Harley; tem também o acabamento: é difícil achar peças
de plástico na moto, com exceção das capas dos cabos e os adesivos que recobrem
o tanque. Do velocímetro aos para-lamas, passando pelos suportes e capas
laterais, tudo é de aço, o que explica o peso avantajado em relação, por
exemplo, a uma Honda Shadow. Aliás, o nome parece apropriado porque no fundo
ela não passa de uma sombra da HD, com seu motor refrigerado a líquido, de três
válvulas por cilindro e duas velas. Tanta tecnologia para, no final, gerar
menos potência que a 883. No meu mundo isto tem um nome: desperdício.
Em
relação ao conforto, há uma coisa a destacar que normalmente as pessoas não
compreendem. As suspensões da Harley adotam um conceito bem simples: são mais
simples, por exemplo, que as da Fazer 250 ou da Falcon, que eram do tipo link,
com um único amortecedor. Também tem um curso mais reduzido que o destas duas
motos, sobretudo na traseira. Por fim, a 883 concentra mais peso atrás que
estas duas, em que se dirige mais apoiado no guidão e pedaleiras.
Obviamente, como é uma moto pesada, ela está
mais sujeita a batidas de fim de curso do que as motos menores, ou então do que
as “big trail” e “nakeds” da vida. Mas não se pode dizer que a suspensão não é
confortável, inclusive porque é mais macia que a da maioria das motos em que
andei, apesar de ter menor curso. Isto significa que se você passar a 50 km/h
por uma lombada, na HD você certamente vai sentir uma pancada seca de fim de
curso, o que não vai acontecer numa Ténéré 660 ou numa Hornet, porque a
primeira irá absorver por inteira a passagem da lombada e a segunda irá decolar
por sobre ela. Mas se você passar a 30km/h, a Harley será muito mais macia que
a Hornet, e até mais benevolente com seu traseiro que uma Ténéré. Tudo isso com
muito estilo, já que além de todas as suas qualidades, a HD 883 R ainda é uma
moto bonita de se ver com sua mescla de pretos e cromados e seu tanque
minimalista, sem rival no mercado.
Falei sobre como ela anda, mas, como ela
para? Seus freios são tão potentes quanto o motor. Os dois discos dianteiros em
conjunto com o disco traseiro atuam de forma suave e progressiva na hora de
estancar os 360 kg da moto. Além disso, é possível acioná-los suavemente, sem
sustos, utilizando apenas dois dedos no manete.
E os defeitos? Eu achei a embreagem da moto
pesada e ainda não estou forte o suficiente para não sentir mais seu
acionamento. Obviamente, isto é uma questão de costume e em duas ou três
semanas já terei me esquecido deste detalhe. O tanque é pequeno em vista do
consumo, durando menos do que 200 km, caso você não esteja disposto a empurrar
260 kg ladeira acima à procura de um posto. As pedaleiras, apesar de nos
adaptarmos a elas, são muito grandes, desajeitadas e feias. Claro, todo mundo
diz que elas devem ser trocadas, mas neste caso a Harley já deveria mandar a
moto de fábrica sem pedaleiras, com a opção de o cliente escolher algo menos
porcaria do que a que eles colocaram ali.
Nas curvas para a direita, o escape encosta
com certa facilidade no chão. Dizem que esta característica é menos acentuada
na 883 que em outras motos do gênero, mas nas primeiras vezes que isso acontece
leva-se um susto. Parece que algo importante (e caro) está sendo destruído no
asfalto. Na minha Fazer 250, eu raspei a pedaleira direita no chão apenas duas
vezes, e nos mesmos lugares em que raspei as da HD. Portanto, o problema não é
só da moto, mas também da via. Mas sua baixa altura do solo inspira
conservadorismo nas curvas.
Em
relação ao preço, sinceramente acho que a Sportster 883 R está uma pechincha
pelo que oferece. Leva-se muito mais do que uma Shadow ou uma Dragstar de mesmo
ano oferecem (no mercado de usadas) e custa menos que a Shadow ou a
Midnightstar quando 0km. Além disso, o
seguro da minha saiu por menos de R$ 1500,00, praticamente o mesmo preço que o
do meu carro. Sinceramente, não acho que vale a pena cogitar uma das japonesas
quando se tem a possibilidade de comprar a HD, que apesar de sua mecânica
conservadora, é o estado da arte em matéria de moto feita para durar. Além de mais um detalhe: fica linda na minha garagem!
Fica mesmo. O único inconveniente é causar ciúmes nas esposas...
ResponderExcluirHahahahaha! Pensei a mesma coisa que o Anselmo: fica linda na garagem e eu fatalmente ouviria reclamações da esposa, tipo: "Depois que você comprou esta moto...". rs. Enfim, paixão é paixão e ter duas sempre dará trabalho em dobro...
ResponderExcluirRealmente a 883 encanta na primeira vista. Estou comprando minha primeira Harley Davidson.
ResponderExcluirMuito bacana seu artigo amigo.
ResponderExcluirTenho uma Kansas 150, não é uma moto ruim e a manutenção é barata.
Mas ao fim do ano que vem quero ver se compro uma 883. Ela é muito bacana!!!
Bom dia!, gostei da materia! So queria saber algo, eu to muito interessado em comprar uma 883 iron, so que tenho 1.93cm, sera que nao terei problemas com ela? pelo meu tamanho? o que me diz?
ResponderExcluirQuando você senta na moto, você ficará com seu joelho dobrado. A solução é um comando avançado ou então aqueles apoios para pés. No final das contas, o melhor seria pegar uma moto maior, como a Dyna ou as Soft tail.
ExcluirSeu artigo é ótimo para quem está interessado em comprar uma HD 883 como eu estou, recentemente comprei uma XT 600 ténéré 1992 uma moto que sempre sonhei em ter, A XT é uma excelente moto mas as manutenções tem me desanimado um pouco, afinal..já se vão mais de 20 anos..por isso decidi comprar uma HD 883 pela robustez, beleza e outros atributos. valeu..
ResponderExcluirCara, parabéns pelo relato.. sempre tive vontade de comprar uma HD, mas minha grana não dava, agora que tá chegando a hora, vou partir pra uma... se me permite, só faltou comentar uma coisinha... as outra motos saem de linha, trocam o modelo e desvalorizam, agora uma HD nunca fica ultrapassada...
ResponderExcluirAbs
Cara, dizem que por elas serem clássicas, não perdem tanto o valor.
ExcluirEu queria sabe se manutenção dela e as revisões são caras?
ResponderExcluirComprei minha HD883r ontem 04/04/14.
ResponderExcluirSou de taubate-sp, Primeiro role rumo a campos do Jordão.
O vento ns cara e cada acelerada sensação perfeita. Estou 100% satisfeito.
Excelente artigo, e com detalhes mecanicos que valorizo na HD principalmente os que vao de comando de valvula simples (nao usa correntee sim varetas) ate refrigeracao a ar que coloca em vantagem para uma boa viagem diminuindo os riscos de pane. Eu penso que eh uma feia mais do que bonita, ja que a estetica nao eh la estas coisas.
ResponderExcluirRealmente pensando bem nao eh nescessario tanta tecnologia para produzir quase o mesmo em rendimento. Seria mais um complicador.
Parabéns pela matéria. É exatamente isso o que você escreveu. Tenho uma na cor preta ano 2009. A minha Walkiria. .. estou muito feliz e satisfeito. Bora rodar com o vento.
ResponderExcluirbicella_ji Justin Miller https://wakelet.com/wake/c5lQ5ClycCUhDR4tSw9b3
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