OUTRAS 10 MÚSICAS PRA SE OUVIR ENQUANTO DIRIGE.



Fernando R. Ferro

Seguindo o espírito do último texto sobre o assunto, em que elenquei as 10 melhores músicas para se ouvir enquanto dirige, resolvi ampliar a seleção e adicionar outras 10 músicas, que nos últimos anos tem frequentado meu pen drive.








HIGHWAY TO HELL

No stop signs, speed limit
Nobody's gonna slow me down
Like a wheel, gonna spin it
Nobody's gonna mess me 'round

Sem placas de pare, sem limites de velocidade, nada irá me desacelerar. Como uma roda, vou girar, ninguém vai se meter comigo. Highway to Hell é um hino da liberdade, cantado pelo indefectível Bom Scott, lançada no ano anterior à sua morte, com Angus e Malcon Young nas guitarras, Cliff Willians no Baixo e Phil Rudd na bateria, é a música mais emblemática do 6º álbum do AC/DC.

I’M THE HIGHWAY

Pearls and swine bereft of me
Long and weary my road has been
I was lost in the cities
Alone in the hills
No sorrow or pity
For leaving
I feel
           
Pérolas e Porcos afastem-se de mim. Longa e cansativa tem sido a estrada. Estava perdido nas cidades, sozinho nas montanhas, não sinto nenhuma tristeza ou arrependimento por partir. Esta canção do Audioslave, na voz de Chris Cornell, carrega consigo uma melancolia muito grande, típica de quem passa muito tempo sozinho na estrada. Confesso que não conhecia a música ou banda até a trágica partida do vocalista. Ainda assim, tornou-se presença obrigatória no meu pen drive (sim, pen drive, não gosto do Spotfy).

GEARJAMMER

Nine long days
through twenty-three states,
I gotta see my baby soon you know I just can't wait
The police catch me
I'll end up in the slammer,
'cause the law don't want no gear jammer

“Nove longos dias passando por 23 estados, Eu tenho que ver minha gata logo, simplesmente não posso esperar. Se a polícia me pegar eu vou acabar com sem carteira, porque a lei não quer apressadinhos”. Esta tradução livre, uma vez que gearjammer é a gíria para caminhoneiros que correm demais, torna essa música a composição perfeita para nós aqueles que andam por aí fugindo dos radares de velocidade. Música de George Thorogood & the Destroyers.

HIGHWAY PATROL

I got a star on my car and one on my chest,
A gun on my hip and the right to arrest
I'm the guy who's the boss on this highway
So watch out what you're doin' when you're drivin' my way
If you break the law, you'll hear from me, I know
I'm a-workin' for the state I'm The Highway Patrol.
           
Eu tenho uma estrela no meu carro e outra em meu peito, uma arma no cinto e o direito de prendê-lo. Eu sou o cara que manda nesta rodovia, então veja o que está fazendo quando dirigir na minha via. Se você correr demais, você irá ouvir minha sirene, eu trabalho pro estado, sou o patrulheiro rodoviário. Numa pegada country, Highway Patrol de Junior Brown é uma homenagem aqueles que tornam as rodovias mais seguras (e chatas).

BOULEVAR OF BROKEN DREAMS

I walk a lonely road
The only one that I have ever known
Don't know where it goes
But it's only me, and I walk alone
           
Eu ando numa Estrada deserta, a única que eu já conheci. Não sei onde ela leva, mas sou apenas eu e ando sozinho. Esta canção contagiante da banda Green Day talvez tivesse uma letra mais apropriada se trocasse “walk” por “ride”. Mas quando coloco ela pra tocar, canto minha própria versão, afinal, minha sombra é a única que caminha junto a mim. Desde 2004, quando foi lançada no álbum American Idiot, é um hit para acompanhar-nos nas estradas desertas da vida.

THERE IS LIGHT THAT NEVER GOES OUT

Take me out tonight
Where there's music and there's people
And they're young and alive
Driving in your car
I never never want to go home
Because I haven't got one
Anymore
           
Esta música do The Smiths, album The Queen is Dead, é um pouco sinistra e melancólica demais para corações sensíveis. Mas quem nunca teve essa vontade? “Leve-me para uma volta hoje a noite, onde há música e gente, e onde eles sejam jovens e vívidos. Dirigindo em seu carro, eu nunca mais quero voltar pra casa, porque não tenho mais um lar”. E o Refrão arrebata a melancolia dizendo: se um ônibus bater na gente, morrer ao seu lado é a melhor forma de morrer. Esse lirismo açucarado combina perfeitamente com a voz melódica de Steven Morrissey e um pedido desesperado por um passeio numa sexta-feira chuvosa.

DRIVE MY CAR

Asked a girl what she wanted to be
She said baby, can't you see
I want to be famous, a star on the screen
But you can do something in between
Baby you can drive my car
Yes I'm gonna be a star
Baby you can drive my car
And maybe I'll love you

Essa música dos Beatles é antiga, talvez batida, mas não deixa de ser um clássico. Ela quer ser famosa, uma estrela das telas, mas pode fazer algo ao invés disso. Ela pode dirigir meu carro, me talvez eu faça amor com ela. Lançada em 1965, muita gente teve ser sido produzida ao som dessa música no banco traseiro de algum carro.

NÓS VAMOS INVADIR SUA PRAIA

Daqui do morro dá pra ver tão legal
O que acontece aí no seu litoral
Nós gostamos de tudo, nós queremos é mais
Do alto da cidade até a beira do cais
Mais do que um bom bronzeado
Nós queremos estar do seu lado

Esse Hit dos anos 1980, de umas das minhas bandas prediletas do Rock nacional, Ultraje a Rigor, composta por Roger Rocha Moreira, e lançada no álbum homônimo, que foi o primeiro álbum de rock nacional a ganhar disco de ouro e platina. Seja pra uma farofada ou pra passar uma tarde em Jurerê internacional, o álbum meio que mostra o estado de espírito que nós vivemos nas montanhas levamos quando vamos visitar nossos vizinhos litorâneos. A gente aqui de Curitiba adora invadir as praias dos catarinenses, especialmente nos feriadões, levando a farofa, galinha e também a vitrolinha. Porque mais que um bom bronzeado, o que queremos é estar do seu lado.

RIDERS ON THE STORM

Riders on the storm
Into this house we're born
Into this world we're thrown
Like a dog without a bone
An actor out alone
Riders on the storm
           
Single do álbum L.A. Woman, lançado 1971, a música foi parcialmente baseada na história do Assassino Billy Cook, que se passou por um homem pedindo carona pra assassinar uma família inteira. A palavra “riders” pode ser traduzida de diversas formas, motoqueiros, motoristas, caroneiros; Vou descrever assim: “viajantes na tempestade; nesta casa nascemos, neste mundo fomos lançados, como um cão sem osso, um ator sozinho no palco, viajantes na tempestade”. Há um longo solo de piano, e sons de trovão e chuva ao longo de todo o arranjo da música, e ainda a voz melódica e suave de Jim Morrison.

TRAVELIN MAN

Travelin' man, that's what I am
No woman puts a hold on me
You'll see me once or maybe twice
That's all you'll see of me
All you pretty women lord, I hope you understand
Don't be a fool lord no, and put your heart in a travelin' man

Lynyrd Skynyrd, a banda sem vogais no nome, é conhecida mundialmente pelo Hit Sweet Home Alabama. Com uma pegada voltada para o Souther Rock, várias composições têm cara de música pra se ouvir na boleia. No entanto, a letra de Travelin Man parece feita para justificar a vida desregrada daqueles que passam muito tempo na estrada: “Viajante, é o que eu sou, nenhuma mulher me segura; você irá me ver uma ou talvez duas vezes, e é tudo que verá de mim. A todas vocês, lindas mulheres, espero que entendam, Não seja tola, por Deus, e dê seu coração a um viajante”.

A seleção não é definitiva. As músicas vão e vem do pendrive dependendo da situação, do dia (ou noite), e tantas outras poderiam estar aqui. Mas com estas 10 somadas as anteriores, acho que já há uma seleção de músicas suficientes para ao menos uns 100 km de estrada. Se tiver alguma sugestão, não hesite em deixar nos comentários.

Comentários

Postagens mais visitadas