SINAIS DE QUE VOLKSWAGEN ESTÁ PERDIDA NO MERCADO

Por Fernando Raphael Ferro.

O lançamento do Novo Polo, como a Volkswagen tem chamado, causou alvoroço na imprensa especializada por conta das qualidades do modelo. A versão topo de gama foi apresentada com o excelente motor TSI de 1.0 litro, com turbo e injeção direta, atingindo expressivos 128 cv com etanol e pouco mais de 200Nm de torque entre 2.000 e 3500 rpm. Foi ainda associado a uma caixa automática com conversor de torque de seis marchas, garantindo suavidade nas trocas e grande confiabilidade, deixando para trás as más lembranças associadas às caixas DSG.
Destaques do modelo são o painel digital configurável, semelhante aos encontrados nos modelos Audi, pacote completo de segurança, com 7 bolsas de ar infláveis, diferencial com bloqueio eletrônico, controle de estabilidade e 5 estrelas para adultos e crianças no LatinNcap, garantindo a nota máxima no segmento. Um carro com tantos atributos deveria custar uma pequena fortuna pelos padrões Volkswagen

, mas o que vemos é uma proposta muito interessante.
O novo carro do povo inicia sua gama pelo motor de 1.0 litro, pelos sugestivos R$ 49.990,00. Isto é apenas R$ 900,00 a mais que um Move up! de também 1.0l, sem quaisquer acessórios a mais que os apresentados pelo Polo. Por R$ 48.150,00 é possível levar pra casa o defasado Gol 1.6 litro, com o antigo motor EA-111 de 101cv, na versão Trendline, ou o mesmo Gol, com o mesmo motor, na versão Confortline por R$ 51.050,00. A confusão aumenta, pois é possível ainda levar um Fox Trendline 1.0 por R$ 49.370,00 ou então o 1.6, com o mesmo EA-111 por R$ 53.950,00. Este preço é praticamente R$ 1000,00 mais barato que o Polo na versão 1.6 MSI, com o motor de 117cv, que sai a R$ 54.990,00. Por um pouco a menos, leva-se o Move up! TSI, com 105cv, que sai a R$ 54.350,00.
Agora a versão vedete do Polo, a TSI, começa em R$ 65.190,00, já dotada do câmbio automático. Mas R$ 66.520,00 é o preço de um Fox Higline com o motor 1.6 MSI e a transmissão automatizada de embreagem simples I-Motion. Já o Polo Highline, sai a R$ 69.190,00, podendo chegar a R$ 75. 940,00 com todos os opcionais, que inclui o belíssimo painel digital e a central multimídia. Pode parecer caro, mas ainda assim é uma pechincha diante dos R$ 77.247,00 pedidos pelo Golf Confortline TSI, com o mesmo motor 1.0 Turbo, mas transmissão manual de 6 velocidades sem os mesmos acessórios. No caso de um Golf automático, a opção mais próxima seria o 1.6 MSI, muito inferior em torque por R$ 83.530,00 ainda assim devendo em prazer ao dirigir e itens tecnológicos, sendo que o Highline automático, já com o TSI 1.4l de 150cv será oferecido por nada razoáveis R$ 107.600,00.
O carro mais barato disponível hoje no site na VW é o Take up! sem ar condicionado, que sai a R$ 37.990,00. Adicionar ar condicionado e vidros e travas elétricas faz seu preço ir a R$ 43.240,00. Pensando neste pacote básico (ar+direção), o Gol Trendline é o carro e entrada da VW: R$ 42.990,00. Ainda assim os dois estão acima dos R$ 39.990,00 pedidos por um Kwid que conta com, além destes acessórios, kit multimídia, faróis de neblina e outros mimos só encontrados nas versões Confortline do Gol e Move up!
Um entusiasta pode dizer que um VW vale mais que um Renault. Mas o mercado tem dado outros sinais. Basta ver que em Setembro de 2017 a Renault deixou a VW para trás no ranking de vendas, e o Kwid foi o segundo veículo mais vendido. O Gol patina a meses atrás da liderança, o up! sumiu das listas de mais vendidos, e o Fox patina para encontrar seu lugar.

O Polo aparece bem cotado no mercado, com uma linha de preços interessantes, sobretudo diante da concorrência. Talvez, como sempre, a VW tenha pecado em não oferecer a versão 1.6 MSI com a opção automática na faixa dos R$ 50 mil, mas ainda assim é um produto muito bem situado diante de Argo, HB20, Onix, Sandero, Fiesta e demais coadjuvantes no segmento de Hachts pequenos. A VW já anunciou que o Polo acabará com 5 versões do Fox, mas ainda resta saber o que marca fará em termos de posicionamento com o up!, Gol, a versão restante do Fox e mesmo com o Golf, que de repente parece absurdamente caro frente ao Polo.

Comentários

Postagens mais visitadas