VIAJANDO PELA PATAGÔNIA – PARTE 1 - PLANEJAMENTO



Por Fernando Raphael Ferro

            Quem viaja sabe que o planejamento é fundamental em qualquer viagem. Tenho um amigo que sempre diz que quem planeja tem grandes chances de errar. Quem não planeja, já errou. E pra não dar tudo errado, ainda mais numa viagem dessa magnitude, um planejamento era necessário. A primeira coisa necessária para um bom planejamento é a informação. Eu tinha na mente uma meta: ir até o fim do mundo, cidade de Ushuaia, província da Tierra del Fuego, na Argentina.
           
 A partir desta meta, comecei a pesquisar as opções. Minha namorada pediu para adicionarmos o Uruguai em nosso destino, país que ela gostaria de conhecer. Assim nossa saída do Brasil já se delineou por um caminho. Também havia a questão: iremos no Uruguai na ida ou na volta? Por uma questão lógica, achei melhor ir na ida. Isso porque na ida, ainda temos mais dinheiro e paciência para ver novos lugares, e deixar o Uruguai por último poderia frustrar a experiência da viagem.

            No Uruguai o destino óbvio era Montevideo. Para chegar lá, desde Curitiba, há basicamente dois caminhos: um via Porto Alegre, e outro pela RS-101, pela estreita faixa entre a Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico. Na saída, também há duas opções: Saída por Jaguarão ou por Chuí. Optamos por Chuí pelo encanto do ponto mais meridional do Brasil (agora resta conhecer o mais setentrional, o mais oriental e o mais ocidental).
            No Uruguai, outras decisões: Buquebus ou estrada para cruzar para a Argentina? Optamos pelas estradas, porque o gasto em combustível seria muito menor que o custo do Buquebus, apesar de aumentar em 360 km a viagem. Já na Argentina, evitamos Buenos Aires; tanto eu como a minha namorada já conhecíamos a capital argentina, de modo que achamos desnecessário enfrentar o trânsito caótico e todas as adversidades de uma metrópole latino-americana. Seguimos assim diretamente para Bahia Blanca.
            No planejamento de viagem, procurei desenvolver uma planilha na qual eu colocava dia a dia todos os trechos de viagem, a distância entre os pontos de partida e chegada e o tempo estimado de deslocamento, bem como um horário previsto para partida e chegada. Procuramos nos manter dentro da programação ao longo de toda a viagem.
Dia

25/dez
Saída
Curitiba
08:00
Tempo de Viagem
778km
09:50
Horário Previsto de Chegada
17:50
Chegada
Mostardas - RS




Dia

26/dez
Saída
Mostardas - RS
07:00
Tempo de Viagem
650 km
08:50
Horário Previsto de Chegada
15:50
Chegada
Punta Del Este - UR




            Obviamente, os horários de partida e chegada eram meras sugestões, que poucas vezes foram seguidos à risca. Fiz esta planilha para cada um dos dias e trechos da viagem. Com base nesta planilha pude estimar meu gasto inicial de combustível, hospedagem e alimentação. Como referência, utilizei um consumo médio de 11km/l, o que é bem razoável para meu carro. Ao longo da viagem, a média geral acabou em 12,5 km/l, 13% superior ao previsto. Os custo do combustível eu utilizei como referência os preços do site[1] Global Petrol Prices. A referência foi muito boa, com os preços acertados em quase todos lugares, com uma boa surpresa.
            Com relação a hospedagem, meu plano inicial era ficar a maior parte dos dias em campings. Mas logo no segundo dia de viagem esqueci meu guia com os endereços e localizações no apartamento em que ficamos hospedados. Deste modo, acabamos dormindo em camping muito menos dias que o planejado. Mas, resumidamente, o planejamento foi ordenado considerando os lugares que gostaríamos de visitar, os custos que teríamos ao longo da viagem, e o tempo necessário para cobrir as distâncias que teríamos pela frente.
            Dicas:
Se você for planejar sua viagem para o fim do mundo, fica uma dica interessante: o preço do combustível na patagônia, isto é, ao sul de Bahia Blanca, é cerca de 30% inferior ao do restante da Argentina. Assim, apesar das distâncias gigantescas a percorrer, a viagem fica 30% mais barata no sul. Cuide, porém, com outros gastos: a patagônia é famosa pelos preços abusivos em alimentação e hospedagem.


[1] http://pt.globalpetrolprices.com/gasoline_prices/

Comentários

Postagens mais visitadas