MELHORES MÚSICAS PARA OUVIR ENQUANTO SE DIRIGE

Por Fernando Raphael Ferro


Já comentei em outras oportunidades que dirigir é uma experiência única, quase mágica. O carro é uma espécie de útero, com algumas vantagens, como ar condicionado, som estéreo, regulagem de altura, distância e profundidade no acento e o controle da velocidade, além de poder dividir o interior com outra pessoa que não seja seu irmão gêmeo. Além disso, ninguém lhe arranca de lá porque você ficou muito grande, ou porque você é inconveniente.
E dado o fato de que há a possibilidade de escolher o que ouvir, resolvi compartilhar com os leitores uma lista das melhores músicas para se ouvir enquanto dirijo, em minha opinião, obviamente. As músicas dizem respeito ao tema, carro, velocidade, estrada, liberdade. Não há necessariamente uma ordem de preferência, mas algumas que realmente me agitam mais que as outras. Vou começar pela preferida:

HIGHWAY STAR – Deep Purple
Algumas frases são emblemáticas: I gonna break the speed of sound; i gotta speed inside my brain; coisas que todo petrolhead sente. Vale os 7 minutos de riffts alucinados, solos de guitarra, baixo, e bateria, além dos vocais. Para mim é a melhor, ainda mais numa rodovia. 
Agora, sem uma ordem clara de preferência, colocaria na seqüência Under de Bridge da banda Californiana Red Hot Chili Peppers:
Sometimes I feel that I don't have a partner/Sometimes I feel that my only friend/ Is the city where I live in/ Is the city of angels. E por aí vai. Um pouco depressiva, mas é o sentimento de todo motorista solitário numa grande e congestionada cidade, quando é difícil acreditar que não há ninguém lá fora, apesar tantos vagando por aí.
Uma música mais animada não poderia faltar, por isso, numa relação homem/carro, quase como se fosse uma relação homem/mulher, lembra-me You shook-me all nigh long do AC/DC:
Sem comentários quanto a letra. É uma música que eu descreveria numa única palavra: sexy. Além disso, é muito dançante. Dá vontade de acelerar. 
Numa toada mais relax, gosto de dirigir ao som Route 66, na versão original de Chuck Berry ou qualquer outra:
A descrição das cidades da rota e o convite para viajar para o Oeste, seguindo pela rota 66 me leva a pensar porque nunca ninguém escreveu nada semelhante em português para BR-101 ou para a BR 116, ou ainda a BR-151.
Creedence Clearwater Revival não poderia ficar de fora, e aqui a música que coloco na seleção é Commotion. Trafic in the city turns my head around:
É uma música para ouvir no congestionamento, ou em qualquer lugar. Simplesmente interessante como a distorção da guitarra lembra os sons do tráfego. Ou a repetição das frases trás a memória das buzinas.
On the road again é uma música ideal para abrir uma viagem, quando se entra na rodovia. Afinal de contas, é o tema da letra é justamente o cair na estrada, estar em lugares onde nunca estive e lugares onde nunca voltarei.
A versão de Willie Nelson é muito boa, assim como uma em que ele faz dueto com Johnny Cash. The life I love is making music with my friends, I can wait to get on the road again.
Ainda nesta pegada mais country, apesar da música originalmente dizer respeito a vaqueiros, Ghostriders in the sky, de Johnny Cash é outra música bacana de se ouvir ao dirigir de madrugada numa estrada deserta.
Há até mesmo uma versão hardcore desta música. A inspiração é a mesma. Endireite seu caminho se quiser manter sua alma longe do inferno, vaqueiro. Ainda no tema além mundo, me recordo de outra música interessante para as madrugadas. Hotel California, da banda The Eagles:
On a dark desert highway, cold wind in my head. A primeira frase resume o espírito da música. Muito interessante o solo de violão, principalmente na versão acústica. Por fim, pra não dizerem ou pensarem que não escuto músicas em português, minha favorita no vernáculo para ouvir enquanto dirijo é Infinta Highway do Engenheiros do Havaí:
Afinal de contas, quem nunca foi a 110, 120, 160, só pra ver até quando o motor aguenta! Na boca invés de um beijo, um chiclete de menta... Enfim, em poucas palavras, resume-se a estrada.
Por fim, a música que não poderia faltar numa lista como esta. O hino da liberdade, o sêmen do heavy metal, o mantra da rebeldia, a primeira e única, Born to be wild de Steppenwolf
Eu comecei a ouvir esta música antes de ter carteira de motorista, assim como a maioria das outras. Mas nenhuma das outras me dava tanta vontade de cair na estrada quanto esta. Algumas vezes eu coloquei-a para tocar no fone de ouvido por dentro do capacete enquanto pilotava minha moto para São Paulo, enquanto na seleção tocavam as dez músicas acima e também algumas outras não tão emblemáticas. 
Estas são músicas que ouço repetidamente e que nunca cansam. Poderia listar outras que acho legais pela letra ou tema, como As curvas da Estrada de Santos de Roberto Carlos, mas é uma música que cansa depois da 16 vez que você a ouve. Além disso, é necessário estar no clima para ouvir Roberto Carlos, enquanto as músicas da seleção têm o efeito contrário: elas te colocam no clima para viajar. 
E como eu já disse em outra oportunidade, parodiando um velho ditado, um mau dia na estrada ainda é melhor que um bom dia de trabalho. Portanto, amigos, pé na tábua!



Comentários

Postagens mais visitadas