GOL 1986 VS Up! 2014

Por Fernando R. Ferro
Nos anos 1980 ter um carro pequeno não era necessariamente sinônimo de desconforto ou de andar devagar. Havia no começo da década, e mesmo na segunda metade, boas opções de automóveis pequenos que apresentavam muita dignidade ao se locomover. Os Fiat 1.3 nunca fizeram feio com seus motores elásticos, que permitiam acelerar até as válvulas começarem a dançar sobre o capô e aí então o motorista perceber que era a hora de passar a próxima marcha. Neste momento, o câmbio complicava tudo, mas ainda assim, havia boas doses de diversão na coisa toda. Na linha VW, quem fez este papel foi o Gol 1.6 refrigerado a água. Carro pequeno, leve e barato. O tempo passou e os pequenos baratos ficaram anêmicos, graças ao Collor e a lei do 1.0. Mas o Up! chegou para mudar o cenário.
Resultado de imagem para Gol 1986Os 28 anos que separam os dois carros trazem muitas coisas para comparar. Em fevereiro de 1986 a Quatro Rodas comparou o Gol LS com o “novo” motor Ap-600, 1.6l álcool, com o Uno 1.3. Naquele teste o Gol chegou a 162 km/h e completou o 0-100km/h em 12 segundos e retomou de 40 a 80 km/h em 12,2s em 4ª marcha. Seu motor tinha 85 cv, com torque de 12,6 mkgf a 3000 rpm e o peso era de 890 kg. O Gol, a 80 km/h constantes consumiu 12,2 km/l, sendo que na cidade fez 7,68 km/l.
Resultado de imagem para Gol 1986 interiorAlém disso, o Gol completou os 1000 metros em 34,06s. Por fim, no quesito frenagem, o carro levou 31,9 metros para parar vindo a 80km/h. Em tamanho, o Gol 1986 tinha 379 cm de comprimento, 160 cm de largura, 137,5cm de altura, 235,8 de entre-eixos e usava pneus 175/70 R13. Tanque de 55 l e porta-malas de 273l, com diâmetro de giro de 10,1m. 
Resultado de imagem para up interiorAgora a comparação, que alguns podem julgar indevida, mas mostra a passagem dos anos. Em tamanho, o Up! apresenta 360,5 cm, 242,1cm de entre-eixos, 150cm de altura e 164,5 de largura, pesando 958kg. Seu tanque tem 50 l e o porta-malas 285l, com diâmetro de giro de 9,7m. Seu motor é o EA-211 (duas famílias mais novo que o AP), de 1.0l, flexível em combustível, rende 82 cv com álcool, e 10,4 mkgf a 3000 rpm. No teste acelerou de 0-100km/h fez em 15s, fechando os 1000 metros em 36,5s. Retomou de 40-80km/h em 8,8s (em 3ª) e 80 a 120 em 23,8s (em 5ª). Parou, vindo a 80km/h, em 30,5 metros. Destaque foi o consumo: 10km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada.
Resultado de imagem para VW upAlguns podem alegar que dada a diferença de décadas, o desempenho do Up! deveria ser superior ao do Gol. No entanto, notem que o Gol tinha uma carroceria de duas portas (também disponível no Up!, mas não no do teste), e o Up! testado apresentava como opcionais três opcionais que sequer constavam na lista da época do Gol: ar condicionado, direção elétrica e vidros e travas elétricas, que adicionam, facilmente, 50 kg ao carro.
Nota-se, portanto, que o substituto do Gol de 1986, hoje, é o Up!, e não o próprio Gol, que tornou-se um carro de categoria superior, muito maior em comprimento, apesar de inferior em desempenho na versão 1.0l. Além disso, na maior parte dos percursos, o Up! apresenta um desempenho que em tudo é comparável aos antigos Gol 1.6, ou seja, é um carro muito agradável de dirigir, com a vantagem de toda a modernidade incorporada ao seu projeto.

Isto porque e silencioso, confortável, e apresenta uma dinâmica de rodagem muito superior a dos carros dos anos 1980. Conta com todos os equipamentos de segurança atuais (air-bag, ABS, aços de alta resistência), itens de conforto e conveniência e, ainda por cima, garante aquela joie de vivre que os hatchs dos anos 1980 tinham, que permitiam acelerar rapidamente sem cobrar uma conta elevada no posto de combustível.

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