up! – O NOVO VOLKSWAGEN
Por Fernando R. F. de Lima.
Deverá mostrar mais que um rostinho alegre. |
Curioso que sou, não pude deixar de passar
numa concessionária da Volkswagen para dirigir o novo up!, lançamento da
Volkswagen no Brasil deste mês de fevereiro. Muito foi dito sobre o carrinho na
imprensa especializada e, obviamente, tive muita vontade de conhecer o novo
carro do povo. O comentário geral é que o objetivo do carro é substituir o Gol
G4 como carro mais barato da marca, o que levará o Gol a um upgrade e o Fox à
categoria que antes pertencia ao Polo.
Em matéria de tamanho, o up! se presta mais
ao papel de carro de entrada que o antigo G4, que era muito grande para o
papel. Eu particularmente tenho apreço por carros pequenos. Na minha opinião,
eles tem algo de divertido que falta aos carros grandes, muito sérios e cheio
de compromissos. O “já nem tão novo” Uno foi um carrinho que resgatou esta aura
de diversão nos carros de entrada, coisa que o Celta, o Mille Fire, o Palio
Fire, o Gol G4 e mesmo o “Novo Gol” não tem. Já o up! apresenta esta
característica, com sua frente e traseira carismáticas, seu tamanho diminuto e
seu painel minimalista.
O painel deixa espaço para as pernas na parte inferior. |
Em termos de espaço, a acomodação do
motorista é bem honesta. Mesmo um cara grande e gordo como eu fica bem na
posição do motorista. O volante com a base achatada é a primeira piada do
carro, pois sugere uma certa esportividade que em nada combina com o velocímetro
grande e o contagiros diminuto. O centro do painel abriga bem o rádio e os
comandos da ventilação, com a vantagem de serem ambos elevados o que evita que
a perna fique encostando na parte baixa do console. Este tipo de solução muito
me agrada e está presente no Etios, da Toyota além de ter sido consagrado no
Honda Fit.
Em relação a mecânica, o primeiro
estranhamento vem quando ligamos a chave. Até ali o up! era um típico VW: a
girar a chave, ao invés do ronco grave e suave do quatro cilindros o que ouvimos
e sentimos é um trepidação e um ronco que lembra motores a diesel. Um
desavisado poderia pensar que é algum tipo de defeito. Mas ao colocar o
carrinho em movimento, nota-se que a vibração praticamente desaparece, e as
boas respostas em baixas rotações nos leva a esquecer dos três cilindros.
Aliás, é um motor 1.0 com uma resposta realmente boa. Ele lembra a sensação
agradável que era transmitida pelos primeiros Palios e Unos fire que dirigi,
que apesar de serem 1.0 não passavam esta impressão. O motor realmente casou
muito bem com o carro, que tem uma dinâmica muito divertida.
Várias rodas, algumas muito bonitas. |
Diria
até que o up! é o melhor carro de entrada para se adquirir nos das de hoje, não
fosse um único porém: o preço está além do que o carro merece. A versão move
up!, com o básico ar condicionado e direção elétrica sai por assustadores R$
36.700,00 aqui em Curitiba. E se você não quiser, tudo bem, tem gente que quer.
Ao preço cheio ainda pode ser incluído algum ágio para o comprador mais afoito.
A versão White up! passa dos R$ 40 mil sem agregar nada de realmente relevante.
Muito sério, mas superior! |
O mais amado do Brasil |
O Fox
ainda oferece como vantagem um espaço interno muito superior, maior
visibilidade, posição de dirigir mais agradável e um rodar e uma construção que
são superiores ao do up!, sem ser um carro muito grande (ainda é pequeno) e sem
deixar de ser divertido, apesar da maior sobriedade. Como disse o vendedor da
VW que me atendeu, o problema do up! é o preço. Deveria estar custando R$ 24
mil básico e R$ 30 mil com tudo que é necessário para ser feliz numa grande
cidade de um país tropical. No preço atual, há alternativas mais racionais
dentro da própria volks, apesar de, provavelmente, não tão divertidas.
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