up! – O NOVO VOLKSWAGEN


Por Fernando R. F. de Lima.
Deverá mostrar mais que um rostinho alegre.
Curioso que sou, não pude deixar de passar numa concessionária da Volkswagen para dirigir o novo up!, lançamento da Volkswagen no Brasil deste mês de fevereiro. Muito foi dito sobre o carrinho na imprensa especializada e, obviamente, tive muita vontade de conhecer o novo carro do povo. O comentário geral é que o objetivo do carro é substituir o Gol G4 como carro mais barato da marca, o que levará o Gol a um upgrade e o Fox à categoria que antes pertencia ao Polo.
Em matéria de tamanho, o up! se presta mais ao papel de carro de entrada que o antigo G4, que era muito grande para o papel. Eu particularmente tenho apreço por carros pequenos. Na minha opinião, eles tem algo de divertido que falta aos carros grandes, muito sérios e cheio de compromissos. O “já nem tão novo” Uno foi um carrinho que resgatou esta aura de diversão nos carros de entrada, coisa que o Celta, o Mille Fire, o Palio Fire, o Gol G4 e mesmo o “Novo Gol” não tem. Já o up! apresenta esta característica, com sua frente e traseira carismáticas, seu tamanho diminuto e seu painel minimalista.
O painel deixa espaço para as pernas na parte inferior.
Em termos de espaço, a acomodação do motorista é bem honesta. Mesmo um cara grande e gordo como eu fica bem na posição do motorista. O volante com a base achatada é a primeira piada do carro, pois sugere uma certa esportividade que em nada combina com o velocímetro grande e o contagiros diminuto. O centro do painel abriga bem o rádio e os comandos da ventilação, com a vantagem de serem ambos elevados o que evita que a perna fique encostando na parte baixa do console. Este tipo de solução muito me agrada e está presente no Etios, da Toyota além de ter sido consagrado no Honda Fit.
Em relação a mecânica, o primeiro estranhamento vem quando ligamos a chave. Até ali o up! era um típico VW: a girar a chave, ao invés do ronco grave e suave do quatro cilindros o que ouvimos e sentimos é um trepidação e um ronco que lembra motores a diesel. Um desavisado poderia pensar que é algum tipo de defeito. Mas ao colocar o carrinho em movimento, nota-se que a vibração praticamente desaparece, e as boas respostas em baixas rotações nos leva a esquecer dos três cilindros. Aliás, é um motor 1.0 com uma resposta realmente boa. Ele lembra a sensação agradável que era transmitida pelos primeiros Palios e Unos fire que dirigi, que apesar de serem 1.0 não passavam esta impressão. O motor realmente casou muito bem com o carro, que tem uma dinâmica muito divertida.
Várias rodas, algumas muito bonitas.
            Diria até que o up! é o melhor carro de entrada para se adquirir nos das de hoje, não fosse um único porém: o preço está além do que o carro merece. A versão move up!, com o básico ar condicionado e direção elétrica sai por assustadores R$ 36.700,00 aqui em Curitiba. E se você não quiser, tudo bem, tem gente que quer. Ao preço cheio ainda pode ser incluído algum ágio para o comprador mais afoito. A versão White up! passa dos R$ 40 mil sem agregar nada de realmente relevante.
Muito sério, mas superior!
            Neste ponto passamos a ponderar as alternativas. Já mencionei o Etios, que é facilmente encontrado com ar condicionado, direção elétrica e vidro elétrico nas quatro portas por R$ 35 mil, oferecendo mais espaço interno, um porta-malas do mesmo tamanho, e um motor 1.3 16v que além de econômico tem uma performance muito boa, equivalente ou melhor que a do up! sem as vibrações dos três cilindros. Por R$ 36 mil também é possível levar o Uno 1.4 economy com ar e direção, que é igualmente divertido, econômico e tem um desempenho muito satisfatório, apesar de não ser tão seguro quanto o up!. E se for ficar na VW, pelos mesmo preço leva-se um Gol 1.0 com ar e direção ou ainda um Fox trend com pintura metálica, ainda no motor 4 cilindros. Ou se preferir o white up!, pelo mesmo preço leva-se um Fox Bluemotion, que possui o mesmo motor de três cilindros.

O mais amado do Brasil
            O Fox ainda oferece como vantagem um espaço interno muito superior, maior visibilidade, posição de dirigir mais agradável e um rodar e uma construção que são superiores ao do up!, sem ser um carro muito grande (ainda é pequeno) e sem deixar de ser divertido, apesar da maior sobriedade. Como disse o vendedor da VW que me atendeu, o problema do up! é o preço. Deveria estar custando R$ 24 mil básico e R$ 30 mil com tudo que é necessário para ser feliz numa grande cidade de um país tropical. No preço atual, há alternativas mais racionais dentro da própria volks, apesar de, provavelmente, não tão divertidas.

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